Gelo visto do espaço |
Ambos os planetas habitados do sistema apresentam características de planetas terraformados, já que a idade do sistema é de apenas um bilhão e meio de anos, e as estrelas ainda estão em processo de aquecimento à medida que atinge sua idade madura, embora em um ritmo muito lento para a ponto de ser quase imperceptível durante um período de 10 mil anos.
Por ser um planeta completamente estéril no início, os Captores trouxeram uma grande variedade de plantas e animais comedores de plantas, criando assim uma pequena cópia do ecossistema da Terra. Grama e plantinhas também foram trazidas pelos Captores, cobriram grande parte dos continentes e prosperam até hoje, e nenhum pesquisador desconhece se essa era sua intenção original.
HISTÓRIA PLANETÁRIA
O planeta foi formado há cerca de 1,5 bilhão de anos pela coalescência de pedaços menores do disco protoplanetário que formava a estrela. A superfície então resfriou para formar uma fina crosta de silicatos, em um processo que durou quase 450 milhões de anos. A atmosfera foi formada com muitos gases tóxicos, já que eles estavam sendo emitidos pelos vulcões que entraram em erupção nos estágios iniciais. No entanto, a maioria dos gases que ficaram presos dentro das rochas são argônio e neon, e não está claro o que causou esse enorme acúmulo de gases nobres na atmosfera do planeta.
Ao longo dos próximos 800 milhões de anos, a superfície e a atmosfera esfriaram muito, e a água líquida se acumulou para formar o grande oceano que agora cobre 96% de sua superfície, e o excesso de néon foi expulso da atmosfera do planeta pela radiação estelar, no entanto, retém a maior parte do argônio. Por volta de 1,25 bilhão de anos após a formação do planeta, a atmosfera do planeta começou a formar aminoácidos e outros bioquímicos básicos, mas nenhuma forma de vida de qualquer tipo - nem mesmo um análogo de vírus - veio a se formar; a superfície tornou-se abundante desses materiais, que enriqueceu o solo para as plantas e cianobactérias que eventualmente foram trazidas pelos Captores no processo de terraformação.
Estima-se que o processo de terraformação que os Captores desenvolveram foi rápido, não demorando mais de 400 anos para ser concluído. Não se sabe muito sobre como o processo foi feito, mas muitos cientistas de todo o planeta encontraram vestígios de nanorrobôs capazes de produzir oxigênio quebrando produtos químicos na superfície que eram ricos em oxigênio - até agora eles parecem estar desativados. Além disso, foram encontrados fitoplâncton com alta produtividade de oxigênio, e eles estão espalhados por todo o oceano, resistindo até mesmo às temperaturas frias perto dos mares polares.
A lua do planeta é densa, principalmente feita de metais como ferro, níquel, chumbo e ouro em seu núcleo. Ainda é vulcanicamente ativo até hoje, e às vezes belas plumas podem ser vistas do planeta.
CARACTERÍSTICAS PLANETÁRIAS
Por-do-sol em Gelo visto do espaço |
Densidade média: 6,23g/cm³
Diâmetro: 13.888 km
Composição: 38,1% ferro, 21,3% silício, 14,9% níquel, 25,7% outros elementos
Gravidade: 1,24G
Período rotacional: 21,14 horas terrestres
Período orbital: 822,814 dias (724,762 dias terrestres)
Semieixo maior: 239,36 milhões de km
Excentricidade: 0,093 (217,1mi km no periastro, 261,6mi km no apoastro)
Inclinação do eixo de rotação: 26,6°
Superfície: 93,08% água, 6,92% terra; ~30% capas polares; área de superfície terrestre total de 41.931.048.000km²
Atmosfera: 1,26atm (68,3% argônio, 22,1% oxigênio, 0,8% dióxido de carbono, 2% neônio, 6,8% outros gases)
Albedo: 0,326
Efeito estufa: 106% da Terra
Temperaturas: 291,5K (média de 18,5°C); mínima de 256K (-17°C) e máxima de 334K (61°C)
Relevo. Note as Montanhas Gêmeas em branco |
O planeta tem apenas 7% de sua superfície acima da água, sendo os 93% restantes cobertos por oceanos. A área de terra cobre aproximadamente 41,9 bilhões de km² da superfície do planeta, e a superfície do oceano é de mais de 564 bilhões de km².
Gelo, projeção de Mercator |
A lua do planeta, Libana (isrelita)/Selan (ecronita), tem metade do tamanho da lua da Terra, mas orbita quatro vezes mais perto. Isso permite eclipses solares e lunares totais lindos e de longa duração que acontecem duas vezes por ano. Em várias ocasiões, ocorreram grandes erupções durante um eclipse, hipnotizando os observadores com exibições coloridas acima da superfície da lua.
LIBANA/SELAN (lua do planeta)
Massa: 3,58 x 10^22 kg (48,7% da Lua da Terra)
Densidade média: 7,35g/cm³
Diâmetro: 2.103 km
Composição: 69% silicatos, 11% chumbo, 9% ferro, 7% ouro, 4% outros elementos
Gravidade: 0,22 G
Período de rotação: 85,5 horas terrestres (4,04 dias geloanos, meio período orbital)
Período orbital: 171 horas terrestres (8,08 dias geloanos)
Semieixo maior: 161.745 km
Excentricidade: 0,01 (160.128 km de periastro, 163.362 km de apoastro)
Atmosfera: 0,13atm (38% de dióxido de enxofre, 16% de sulfeto de hidrogênio, 11% de vapor de água, 8% de dióxido de carbono, 3% de oxigênio, 1% de hidrogênio, 23% de outros gases vulcânicos)
Temperaturas: 338K (64,85°C) média; mínima de 196K (-77,1°C) até 480K (206,8°C)
A lua do planeta tem aproximadamente metade da massa da lua da Terra, mas tem mais do que o dobro de sua densidade e, como resultado, a gravidade em sua superfície é aproximadamente 30% mais forte do que a da nossa lua.
Como ainda está em seu primeiro bilhão e meio de anos, ainda possui vários vulcões ativos em sua superfície, que emite poeira e gases na superfície. Devido a esse processo, a lua tem uma atmosfera muito fina que está gradualmente vazando para o espaço, mas sendo reabastecida pelos gases vulcânicos. Embora todos os países em Gelo tenham capacidade de vôos espaciais em algum grau por pelo menos três séculos, nenhuma nação jamais tentou pousar em Libana/Selan por causa dos perigos apresentados pelos gases tóxicos e vulcanismo imprevisível.
A face sempre mutável da lua entrou nas culturas dos muitos povos que vivem em Gelo. Para os ecroneus, safonatitas e os cananeus, a deusa da lua Ba'alat Anat e seu marido Dagon (Be'lat Selan e seu marido Deganas na religião ecronita) são os responsáveis pela remoção dos humanos de seu solo natal por não estarem sendo devidamente adorados e, desde então, a lua está queimando de raiva dos humanos. Para a religião isrelita, era um sinal feito no céu por D'us para lembrá-los de Sua raiva para com Seu povo por se desviar do bom caminho e por "olhar para a intimidade da Face de D'us sem permissão" (olhar para a Arca Sagrada).
PAÍSES
• Estado de Yisrel
• Ecronas
• Reino de Moab
• Safonat
• República Popular de Moab
• Timan
• Reino de Qedar
• Confederação dos Aha'im
• Estado de Canaã
• Canaã Unificada
Embora haja um certo nível de decisões unificadas tomadas por um conselho da Aliança das Cidades Unidas, elas são, na verdade, cidades-estados independentes com seu próprio governo, mas sob uma aliança semelhante à União Europeia na Terra. Conversas vêm sendo feitas para transformar a ACU em um país de pleno direito - se isso acontecer, será a segunda maior economia do planeta, e a mais poderosa força militar, posição hoje ocupada por Ecronas e, de vez em quando, Meshola Yisrel. Ambos os países do Estado de Canaã e Canaã Unificada já foram cidades-estado fenícias independentes, mas mais tarde unificaram e formaram Estados.
HISTÓRIA (artigo principal)
A História de Gelo está dividida em quatro eras, que são marcadas por eventos importantes na história geloana. A primeira, denominada Idade Antiga (1AC a 88AC, Após o Cativeiro), começa com a chegada das populações humanas ao planeta. Foi marcado pelo estabelecimento de suas identidades como povos separados e primeiras cidades. Termina quando a capital dos moabitas é totalmente destruída e queimada com sua população, pelas mãos dos ecronitas. A população mundial chega perto de 6 milhões.
A segunda, chamada Idade das Guerras (89AC a 449 AC), é marcada inicialmente por várias guerras entre as nações e por guerras civis. Além disso, a primeira corrida tecnológica acontece durante este período devido aos esforços de guerra. Ele termina quase 360 anos depois, com o primeiro vôo espacial tripulado e a divisão da nação ecronita. O nível tecnológico do planeta agora é semelhante ao do início do século 20 na Terra. A população mundial atingiu 120 milhões.
A Idade das Trevas (450AC a __ A.C) é marcada inicialmente pelo ritmo acelerado do desenvolvimento tecnológico e pelo aumento do extremismo religioso e das guerras religiosas. O efeito passa por volta da segunda metade desta idade, com o primeiro contato entre geloanos e quelestevadaranos. Ao final desta era o planeta já havia ultrapassado em quase quatro séculos o atual nível tecnológico que temos na Terra. Termina com a Primeira Guerra Interplanetária, travada entre Meshóla Yisrel em Gelo e o Império Nomaekelé em Quelestevadárã (Mezuhar). A população atingiu 1,8 bilhões. Também é neste período que a rede de buracos de minhoca é descoberto, com o primeiro objeto do tipo sendo descoberto em órbita ao redor da estrela Captora B.
A Idade Moderna (__ A.C até agora) é marcada por um maior desenvolvimento de tecnologias e as primeiras sondas a deixar o sistema. Alguns planetas, também habitados por humanos, são descobertos por várias destas sondas, mas as comunicações com tais populações e as viagens ainda são difíceis devido às longas distâncias envolvidas. Além disso, acredita-se que um determinado sistema estelar a alguns poucos anos-luz seja o mundo natal da população. A população até agora é de 4 bilhões, e já existem grandes estações espaciais que funcionam como cidades orbitais.
>>ainda em criação, sujeito a alterações<<
COMPOSIÇÃO ÉTNICA
Vermelho: fenícios; Laranja: filisteus; Azul: israelitas; Roxo: moabitas; Verde: ismaelitas. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário