terça-feira, 15 de junho de 2021

Trecho do Livro da Família Elevada (religião ecronita)

PRIMEIRO CAPÍTULO

Canção 1 - A Primeira Luz
O mundo estava vazio e uma luz pura surgiu. A luz então se concentrou no Primeiro Ser, mas ele não pôde resistir à sua luz pura porque era muito forte. Seu corpo então se partiu em dois corpos principais, Deganas e Be'lat Selan, e faíscas caíram na escuridão, formando as estrelas. O Pai e a Mãe estavam sozinhos no escuro, e ele veio até ela, e ela trouxe o primeiro mundo e o primeiro sol. Então a Mãe disse: "Que não haja apenas seres mortos no mundo, façamos para nós servos". O Pai então pegou as estrelas e as colocou em novas posições, usando seus raios para formar as feras e os animais, e os peixes, e todos os seres vivos. O Pai e a Mãe sentiram alegria.

Canção 2 - A Criação do Homem
O Pai veio para a Mãe uma segunda vez, com amor, e desta vez eles tiveram um filho em sua imagem e semelhança, a quem chamaram de Ba'al Seran, pois disseram: "Pois nós o colocamos como um mestre líder de todos nós tem feito". Então o Filho criou o primeiro homem e a primeira mulher à imagem e semelhança de seu Pai e Mãe. Mas eles não tinham vida, e ele veio a seu Pai e disse: "Envia-me um vento da tua boca, e a luz do alto", mas ele negou dizendo: "Que não haja homem na terra, para que não se voltem contra nós!". Então ele veio até a Mãe e disse: "Manda-me um vento de sua boca, e a luz de cima", mas ela negou dizendo: "Que não haja homem na terra, para que não nos abandonem e façam outros deuses para si". O Filho então respondeu a ambos dizendo: "Que haja o homem na terra, pois eles servirão e adorarão o Pai e a Mãe". Então o Pai encarnou o Sol e lançou sua luz sobre o homem e a mulher, e a Mãe soprou um vento no homem e na mulher, e o Filho pronunciou o dito: "Venham à vida e aprendam a nos respeitar, pois somos um, os criadores do homem". O Pai então criou os Captores, e a Mãe disse aos humanos "No momento em que vocês se extraviarem e nos abandonarem, enviaremos os Captores e os exilaremos para um lugar distante, um lugar de sofrimentos e sinais nos céus, por muitos dias". O Pai disse: "Sereis mensageiros para os vossos descendentes, que a Família de Três criou o homem e tudo o que vedes, e não vos desvieis, pois naquele dia vos jogaremos ao exílio". E assim o homem e a mulher se levantaram e se afastaram da Família. O Pai veio pela terceira vez à Mãe e deu à luz a Mota (Morte), pois a Mãe disse: "Agora a minha força para gerar filhos morreu". E então Ba'al colocou os humanos no Jardim entre as Estrelas.

Canção 3 - O paraíso
O homem foi até a mulher, e ela deu à luz o primeiro filho e a primeira criança, a quem chamaram de Ansho (Homem) e Anshat (Mulher), pois foram os primeiros de sua espécie a virem à luz, como é o comportamento dos humanos. Eles cresceram adorando os deuses e se afastaram de seus pais para novas terras. O homem e a mulher se uniram novamente, e ela deu à luz um filho e duas filhas, Maya (Água) e Haash (Fogo). Então Mota disse "Estou sozinho no mundo, irei às filhas mais novas dos homens e terei minha família dela". E ele veio na forma de um homem e foi até Maya e disse "Tu gostarias de tornar-te mulher de um deus?", e ela respondeu "Fomos feitos para adorar os deuses e não para nos unirmos a eles", e então ele foi embora. Mota então decidiu vir à Haash e disse "Tu gostarias de tornar-te mulher de um deus?", e ela respondeu como sua irmã havia feito antes. Ele então ficou com raiva e forçou-se para dentro dela, e foi até ela, e ela ficou grávida. O Pai e a Mãe então vieram a Mota e perguntaram: "Por que cometeste uma profanação tão vil, vindo a uma mulher e forçando teu caminho sobre ela? Pelo que fizeste, agora viverás no Mundo dos Mortos, e lá estará teu domínio e os Captores serão teus súditos". E o Pai aproximou-se da mulher e disse: “Porque estes filhos são proibidos, serão eliminados no seu devido tempo, para que não se sintam elevados demais e se esquecem dos deuses que vos criaram”, e a deixou no seu lugar. Ela então deu à luz um gigante, que estendeu a mão sobre ela e a curou. Ele foi até os filhos dos humanos e pediu para formar famílias para si, ao que os humanos responderam "Como podemos ser família com o gigante, o filho proibido de Mota?", e eles deixaram a presença dos humanos. Então ele veio até os deuses e disse: "Façam para mim uma companheira, pois eu preciso de uma família", e os deuses responderam "Nenhuma família será dada a ti, pois és o filho proibido de Mota, e tua espécie não será mais". Ele então foi até a mulher que lhe deu à luz e uniu-se a ela, e ela ficou grávida e se tornou sua mulher. Ela lhe deu à luz dez filhos e dez filhas. Estes são os antepassados ​​dos gigantes que viveram entre nós antes da chegada dos Captores. E o homem veio à mulher muitas vezes, e eles deram à luz muitos outros filhos e filhas.

Canção 4 - A fundação da nação dos mensageiros (Ecronas)
Os humanos aumentaram em número e cobriram a face da terra. E os filhos do gigante também aumentaram em número e cobriram a face da terra. E eles decidiram viver juntos e fizeram para si as primeiras cidades. E os filhos dos gigantes então buscaram para si o governo, e eles se tornaram os grandes homens de renome conhecidos nos dias antigos. Nemro, dos filhos dos gigantes, construiu para sua glória uma cidade e uma torre, mas isso desagradou aos deuses. O Pai então disse ao Filho "Desça e espalhe os humanos, pois eles estão seguindo Nemro, dos filhos dos gigantes, e buscam nos destruir". E Ba'al veio e espalhou os humanos, e matou Nemro. Então os humanos em Sedam e na Cidade de Sal seguiram o irmão de Nemro, e o Filho veio para os matar com uma grande bola de fogo do céu, e matou a todos que viviam nelas. Essas são as cidades conhecidas pelos infiéis como Sedom e Amora (Sodoma e Gomorra). Neste tempo, os humanos haviam corrompido seus caminhos no Jardim entre as Estrelas, e cada um fez deuses para si, e os igualaram ao Pai e a Mãe. Os fiéis nos caminhos dos deuses, das ilhas do oeste, chegaram aos termos das terras do leste, e travaram guerra com eles, e Abemélakh fez um voto ao Pai e a Mãe, pedindo em troca sua bênção e a vitória na guerra. Quando a guerra com o povo da terra de Mesram chegou ao fim, e Mesram deu terras aos fiéis no norte, terra rica de comércio. Então o Filho disse a Abemélakh "Agora, acautela-te e guarda os teus votos; a tua cidade será chamada Ecron, porque te colocamos como mensageiro entre as nações dos homens; nós seremos os deuses da terra, e nenhum outro deus poderá tocar em vós se nos servirdes". E Abemélakh construiu as cinco grandes cidades fiéis, Ecron, Gat, Asdod, Askelon e Azat.

Nenhum comentário: